25283fc51867e742fe59a5af247c1044
25283fc51867e742fe59a5af247c1044

Alberto Neto

Founder/Project Manager I Eternal Enthusiast
Market ($193.00 BRL/hour)
FOUNDER - PROJECT MANAGER - HEAD OF SALES - STRATEGY SPECIALIST - BUSINESS DESIGNER - BUSINESS DEVELOPMENT @ PRESTADOR DE SERVIÇOS Other in Liderança através da inovação de design @ University of Northwestern

Como é possível observar, tomei decisões pouco ortodoxas no âmbito profissional e acadêmico – profissionalmente por ter renunciado cedo do regime CLT, e academicamente, por inclinar os estudos a uma gama de interesses, ao invés de obter e priorizar o diploma. Essas escolhas, não trouxeram comodidade, no entanto, proporcionaram conhecimento e experiência, ampliando significativamente minhas habilidades e o senso crítico sobre todas as coisas. Como dito por Edwin Catmull (Presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios) no livro Criatividade S.A: “Preferimos estabilidade e certeza, e assim mantemos os dois pés fincados naquilo que conhecemos, na crença de que se repetirmos aquilo que funciona, estaremos seguros. Essa parece uma visão racional. Assim como sabemos que o estado de direito conduz sociedades mais sadias e produtivas, ou que a prática faz a perfeição, ou que os planetas orbitam em torno do Sol, todos nós precisamos de coisas com as quais podemos contar. Mas independentemente da intensidade com que desejamos certeza, devemos entender que, seja devido aos nossos limites ou à aleatoriedade ou a futuras e incognoscíveis confluências de eventos, inevitavelmente alguma coisa virá espontaneamente pela porta. Parte dela será edificante e inspiradora e parte será desastrosa. Todos nós conhecemos pessoas que enfrentam avidamente o desconhecido; elas se engajam com problemas aparentemente sem solução de ciência, engenharia e da sociedade; aceitam as complexidades da expressão visual ou escrita; são revigoradas pela incerteza. E por isso acreditam que, através do questionamento, podem fazer algo mais do que simplesmente olhar através da porta. Elas podem se aventurar além do seu limiar.” A “aceitabilidade” do erro e do fracasso, me fizeram mais completo, afinal, “Ás vezes você ganha, às vezes, você ̶p̶e̶r̶d̶e̶ aprende” - essa frase, título de um livro de John C. Maxwell, comunica e sumariza minha jornada. Venha, agende uma sessão comigo, para que através dos meus conhecimentos e experiência, possa contribuir com seu negócio.

Como experiência norteadora, em 2006, em meio a uma vastidão de incertezas do futuro, instaurei minha trajetória profissional no Grupo Itaú, onde desenvolvi a habilidade (e paixão) por negócios e relacionamentos. Após um período exitoso de muito aprendizado, em 2009, comecei a empreender, oportunidade que trouxe inúmeros ensinamentos, principalmente sobre o que não fazer. A posteriori, em 2012, me envolvi com o ambiente de startups e tecnologia, um advento que reverbera até hoje, já que no cotidiano procuro a harmonização do empreendedorismo com a inovação, no desenvolvimento dos projetos, para construção de organizações mais ágeis, competitivas e transparentes.

Skills

BUSINESS DEVELOPMENT STRATEGY DESIGN DE NEGÓCIOS INOVADORES INTELIGÊNCIA DE MERCADO MODELAGEM DE NEGÓCIOS GESTÃO DE PROJETOS

Languages

English

Education

  • Bachelor's Degree in Letras e Literatura @ Universidade Estadual de Maringá ( 2012 - 2014 )

    Superior incompleto em Letras-francês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). - Por que não concluí o curso? Essa é uma pergunta recorrente e de simples resposta, entretanto, como ela nem sempre é compreendida, prefiro esmiuçá-la. O diploma não era o objetivo. Visava a experiência acadêmica, as conexões e o aprofundamento em determinadas áreas, então, ingressei em Letras, exclusivamente, pela imensurável paixão por literatura, entretanto, em decorrência ao traço multidisciplinar e a pluralidade de interesses, percebi que não me enquadrava a nenhum curso específico, e assim, transitei em liberdade na universidade, longe da linearidade proposta, direcionando o aprendizado ao que realmente acrescentaria, mesmo com o “ônus” da escolha. Foi uma opção incomum? Sim, mas ancorada na visão crítica ao ensino superior nacional, que não raro limita o potencial dos alunos, através do engessamento das grades. Bem verdade, no Brasil, carecemos de instituições que priorizam a diversidade curricular, e a preocupação em atender as principais demandas do mundo. E apesar do risco da decisão, certos fatores foram essenciais para fundamentá-la: a capacidade em ser autodidata evidenciada ainda na infância, e a convicção de um propósito, em ser parte de um ecossistema inovador e empreendedor, sem que necessitasse suprimir potencialidades por uma carreira. Isso obviamente dificultou caminhos, afinal, há quem valide capacidades tão somente por um certificado, uma interpretação que pode ser totalmente imprecisa, pois minha resolução, não me tornou menos preparado, pelo contrário, investi maciçamente em conhecimento, mantendo os melhores “professores” por perto, para um aperfeiçoamento permanente. Embora atípica e não recomendada a qualquer um a escolha referida, entendo que não são todos que se adaptam aos padrões da academia, Jobs (Apple), Zuckerberg (Facebook), Bill Gates (Microsoft), Biz Stone (Twitter), são exemplos notáveis, dentre tantos outros conhecidos ou não, que agiram igualmente por razões além do “lattes”.

  • Other in Além do Vale do Silício @ Case Western Reserve University ( 2018 - 2018 )

  • Other in Princípios de sustentabilidade e tecnologias portadoras de inovação @ USP ( 2018 - 2018 )

  • Other in Gestão de desenvolvimento de produtos e serviços @ USP ( 2018 - 2018 )

  • Other in Gestão de inovação @ USP ( 2018 - 2018 )

  • Other in Novos modelos de negócios na sociedade @ USP ( 2018 - 2018 )

  • Other in O empreendedor e as competências do empreendedor @ UNICAMP - UNIVERSITY OF CAMPINAS ( 2018 - 2018 )

  • Other in Negociações de sucesso @ UNIVERSITY OF MICHIGAN BUSINESS SCHOOL ( 2018 - 2018 )

  • Other in Gerenciamento estratégico @ COPENHAGEN BUSINESS SCHOOL ( 2018 - 2018 )

  • Other in Modelando riscos e realidades @ UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA ( 2018 - 2018 )

  • Other in Liderança através da inovação de design @ University of Northwestern ( 2018 - 2018 )

  • Other in Gerenciamento do escopo de projetos @ FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ( 2018 - 2018 )

  • Other in Sustentabilidade aplicada aos negócios @ FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ( 2018 - 2018 )

  • Other in Gestão de projetos @ USP ( 2018 - 2018 )

  • Other in ENGENHARIA ECONÔMICA E ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS @ USP ( 2018 - 2018 )

  • Other in Estratégia competitiva avançada @ University of Munich ( 2018 - 2018 )

  • Other in Desenvolvimento de ideias inovadoras @ University of Maryland ( 2018 - 2018 )

Professional experience

  • FOUNDER - PROJECT MANAGER - HEAD OF SALES - STRATEGY SPECIALIST - BUSINESS DESIGNER - BUSINESS DEVELOPMENT @ PRESTADOR DE SERVIÇOS (2014 - Current)

    PRINCIPAIS ATIVIDADES: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, PRODUTOS OU SERVIÇOS; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS OU PROCESSOS ÁGEIS; ANÁLISE DE MERCADO; KPIS, OKRS E SLAS; IMPLEMENTAÇÃO DE PARCERIAS, ENGAJAMENTO E CANAIS DE VENDAS; B2B E B2C; BUSINESS DEVELOPMENT; GROWTH HACKING; NETWORKING; NEGÓCIOS DIGITAIS; BUSINESS DESIGN; GESTÃO E CULTURA DE INOVAÇÃO; INSIGHT E EXPERIMENTAÇÃO DE PRODUTO (PIE); BUSINESS INTELLIGENCE; DESIGN SPRINT; UX, CS, CX; BRAND STRATEGY; MODELAGEM DE NEGÓCIOS; DESIGN THINKING; GESTÃO E RELACIONAMENTO DE STAKEHOLDERS.